segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sobre as definições de talento e o que me vem a cabeça

Para começar minha saga resolvi dar uma "googlada" e tentar saber o que realmente é talento, mas como eu sou chata (meu dom) procurei no Google acadêmico. Tava com um pouco de preguiça de procurar, mas logo de cara achei um artigo (eu acho) com explicações bem bacanas.

A ideia é a seguinte, tem uma certa bagunça aí em talento ser um dom que deve ser cultivado ou se ele pode ser adquirido. Talento também tá na Bíblia gente! Mas a única coisa que eu tive certeza (ou não) é que talento é o nome de uma moeda antiga.

Vamos às definições corretas:
"(...) no sentido etimológico talento origina-se do grego tálaton e do latim talentu, com o significado de "peso e moeda da antiguidade grega e romana" e "aptidão natural ou habilidade adquirida" (...) Na área da psicologia, talento é a "denominação geral para o dom natural".(...)
Na linguagem popular denomina-se talentoso o indivíduo que possui uma aptidão específica acima da média em determinado campo de ação ou aspecto considerado, a qual pode ser treinada e desenvolvida. (...) assim como as capacidades motoras e psicológicas estão presentes no nascimento, podem ser detectadas no processo de socialização e serem estimuladas e desenvolvidas no meio onde está inserida, desde que forneça condições para tal.
(...) o termo "talento" tem origem bíblica; era uma unidade monetária, uma moeda de valor amplamente usada na época. O seu significado metafórico deriva-se da Parábola dos Talentos (Mateus, 25) do Novo Testamento. (...)"

Achei essa coisa toda aqui, quem quiser dar uma olhada, a moça fala um tanto de coisa sobre o assunto (oi? é um artigo sobre isso.) - mãe, não tô plagiando!

Depois disso tudo, com ou sem parábola, talento é moeda e moeda deve ser multiplicada para virar riqueza. "Cruzeiro real" guardado no colchão não vira "Real", mas o que foi aplicado sim.
E quanto a mim, se nasci com "estruturas neuro-físicas e anatômicas" para exercer alguma atividade específica vou descobrir para multiplicar. rsrsrs

Depois de toda esse "blá blá blá" teórico a única coisa que penso sobre talento é Caça-talentos!



(Então bate bate)
Até a próxima!

2 comentários:

  1. A Angélica tá aí pra provar que mesmo sem talento vc pode ser alguém e ter um seriado!

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrsrs... Muito bom! Muito bom! O Arthur tá perdendo isso aqui. rsrsrsrs...

    ResponderExcluir